Saúl Sosnowski
Argentina
(Buenos Aires, 1945). Doutorou-se na Universidade da Virgínia em 1970 e, desde então, é professor de Literatura e Cultura Latino-Americana na Universidade de Maryland, College Park. Ele dirigiu o Departamento de Espanhol e Português (1979-2000), foi o Diretor fundador do Centro de Estudos Latino-Americanos (1989-2009) e também dirigiu, como chefe associado, o Escritório de Programas Internacionais (2000-2011). Ele é fundador e editor da revista literária Hispamérica, que celebrou em 2021 seus 50 anos de publicação contínua.
Organizou e prefaciou a obra Lectura crítica de la literatura americana (4 volumes, Biblioteca Ayacucho, 1996-1997). Durante uma década, dirigiu uma série de conferências internacionais sobre "La represión de la cultura y su reconstrucción en el Cono Sur" (1984-1994), que resultaram em cinco volumes editados ou co-editados que foram publicados em Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo, Santiago e Assunção.
Em 1995, ele lançou o projeto "Una cultura para la democracia en América Latina" e em março de 2001, em Buenos Aires, "Nuevo liderazgo para una sociedad democrática". Além disso, outras publicações relacionadas a este tema incluem: Una cultura para la democracia en América Latina (México, 1999, coeditado com Roxana Patiño) e os três volumes resultantes do projeto "Uma cultura para a democracia no Brasil", realizado sob a direção da Universidade de Maryland e do Ministério da Cultura do Brasil, com o título Cultura e Democracia (Rio de Janeiro, 2001-2002, co-editados com José Alvaro Moisés do Ministério da Cultura do Brasil).
Sosnowski é autor de: Julio Cortázar: una búsqueda mítica; Borges y la Cábala: la búsqueda del verbo (três edições, tendo sido traduzido para o português e o alemão); La orilla inminente: escritores judíos argentinos; Fascismo y nazismo en las letras argentinas (com Leonardo Senkman); Cartografía de las letras hispanoamericanas: tejidos de la memoria (2015, Prêmio “Ezequiel Martínez Estrada”, Casa de las Américas, La Habana, 2018); co-autor de Exile, Diaspora, end Return. Changing Cultural Landscapes in Argentina, Chile, Paraguay, and Uruguay (Oxford University Press, 2017).
Entre suas publicações recentes, encontram-se: Rugido que toda palabra encubre (2017, poesía) e os romances Decir Berlín, decir Buenos Aires (2020) e El país que ahora llamaban suyo (2021), sendo os dois publicados em Buenos Aires pela Paradiso Ediciones.