Quem somos

HOME / INSTITUCIONAL / Quem somos

A Biblioteca Básica Latinoamericana (BBLA) é uma parceria da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) com as editoras Azougue e Revistas de Cultura (Brasil), Tucán Ediciones (Chile e outros países da América Latina) e Oca Editorial (Portugal, Espanha e EUA), além do Ateliê de Humanidades.

A BBLA tem como editores José Ronaldo Cunha e Maria Elizabeth Brea (Fundação Darcy Ribeiro), Sergio Cohn (Azougue e Oca Editorial), Cristián Plaza Jímenez (Tucán Ediciones) e André Magnelli (Ateliê de Humanidades).

A proposta da BBLA é criar uma coleção multilíngue e internacional de livros de pensadores contemporâneos latinoamericanos. Para isto, foi criado um conselho editorial formado por importantes intelectuais de diferentes países: Gabriel Cohn, Eric Nepomuceno e Paulo Henrique Martins, do Brasil, Gabriel Restrepo, da Colômbia, Horácio Gonzalez (in memoriam) e Eduardo Rinesi, da Argentina, Hugo Achugar, do Uruguai, Nora Garita, da Costa Rica, Salomon Nahmad Sitton, do México e Stefano Varese do Peru.

O recurso advindo da comercialização dos livros, para além dos custos administrativos e editoriais, será revertido para a manutenção das atividades da Fundação Darcy Ribeiro.